Tabela da ‘Série D’ com Parnahyba é divulgada - Jornal da Ilha Grande Piauí

sexta-feira, 10 de março de 2017

Tabela da ‘Série D’ com Parnahyba é divulgada


Na última quinta-feira, 09, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro da Série D 2017. São 68 equipes na disputa, onde estão representados 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. No Piauí, River, Altos e Parnahyba representam o Estado.
Os adversários do River na competição serão o Uniclinic-CE, o Maranhão e o Potiguar-RN. O Altos vai encarar o Cordino-MA, Santos-AP e o Tocantins. Já o Parnahyba enfrenta o Globo-RN, o América-PE e Guarani-CE.
Warton Lacerda, presidente do Altos-PI, ressalta que o conhecimento prévio dos adversários garante uma vantagem competitiva, já que os clubes podem “buscar o máximo de informação sobre estrutura, estádio, torcida, para não ser surpreendido”:
“Nós nos preparamos desde a pré-temporada em dezembro para enfrentar todo esse calendário que tem o Campeonato Piauiense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a Série D. Então, o time já está pronto esperando a tabela sair para que a gente consiga trabalhar em cima dos nossos prováveis adversários e buscar o acesso. É o que nós almejamos”, explicou.
A Série D foi ampliada com a inclusão de mais 28 clubes no ano passado, passando de 40 para 68 participantes. A CBF apoia todas os clubes, arcando com os custos de taxa de arbitragem, passagem aérea, alimentação e hospedagem das delegações.
Modelo de disputa
A quantidade de vagas por estado foi definida por meio de critérios técnicos, de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF) 2017: quatro vagas para a federação melhor colocada, três vagas para as federações que ocupam entre a segunda e a nona posição e duas vagas para as demais; completam a lista os quatro clubes rebaixados na Série C em 2016.
Acesse aqui a tabela completa.
O sistema de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a Segunda Fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 clubes. A partir desta etapa, a competição é disputada em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título.
Fonte: 180graus