Silas Freire lança projetos de piscicultura e beneficia 3 cidades - Jornal da Ilha Grande Piauí

segunda-feira, 19 de março de 2018

Silas Freire lança projetos de piscicultura e beneficia 3 cidades


Na programação, logo pela manhã foi realizado o repovoamento do Rio Parnaíba no cais em Floriano, com a soltura de 500 mil alevinos das espécies Curimatá e Tambatinga. Silas Freire destaca a importância do repeixamento: “Nos últimos anos houve uma queda muito grande no número de peixes, dos quais os pescadores se utilizam como fonte de alimentação e renda. Por isso estamos aqui para repovoamento que promove a preservação do meio ambiente, fortalece a atividade da piscicultura e vai beneficiar a população ribeirinha.”, declarou Silas.

Em seguida foi a vez de Jerumenha e Guadalupe, nos dois municípios foram entregues kits para promover o desenvolvimento da piscicultura em tanques rede. Em Jerumenha o parlamentar fez a entrega do material ao lado da prefeita Aldara Leal e em Guadalupe a solicitação foi do vereador Martinez.


“Cada tanque deve render cerca de 480 quilos de peixes após 6 meses. Além disso, as famílias de piscicultores são contempladas com curso de capacitação na aérea da piscicultura. O projeto é fantástico e, além de Jerumenha e Guadalupe, serão 12 cidades beneficiadas, por isso, ainda vem mais por aí. Ficamos muito felizes em perceber a mudança de realidade que a atividade traz para essas cidades. ”, comemora Silas Freire.

O coordenador estadual do programa de piscicultura Stanley Freire explicou aos presentes que naquele momento estava sendo efetuada a entrega da primeira etapa, composta dos materiais para a criação dos peixes, logo após a semana santa, será feita a entrega dos alevinos, ração e acontecerá a capacitação dos pescadores. Ele se comprometeu que até o mês de junho, estará fazendo uma grande ação de repovoamento de peixes nativos também no lago de Boa Esperança e destacou que a solicitação partiu do deputado Silas Freire.