Estado desenvolve ações preventivas no período de chuvas em todo o Piauí - Jornal da Ilha Grande Piauí

terça-feira, 3 de abril de 2018

Estado desenvolve ações preventivas no período de chuvas em todo o Piauí

Com o objetivo de sincronizar as ações de prevenção neste período de chuvas, o governador Wellington Dias criou um grupo de trabalho gerenciado pelo Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado dos Transportes, Detran, Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Defesa Civil estadual e Polícia Militar. Os gestores se reuniram, nesta terça-feira (03), na sede do Corpo de Bombeiros, para fazer a análise preventiva da situação em Teresina e nos municípios do interior. 
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Mendes, no momento, a situação em Teresina é estável e a atenção está especialmente voltada para as regiões de Luzilândia, Madeiros e Joca Marques. "Houve uma pequena elevação no nível das águas nas últimas horas, mas há uma tendência de baixa que prevê a sua normalização nas próximas horas. Entretanto, os oficiais estão de prontidão para qualquer necessidade", pontuou o comandante.

Os serviços de cada órgão estarão disponíveis 24 horas. "No momento, a situação é de regularidade, sem necessidade de intervenção no trânsito e tráfego, mas estamos preparados para eventuais necessidades. O objetivo é integrar as ações para agir de forma rápida e eficaz para atender a população", disse o diretor-geral do Detran, Arão Lobão. 
Também estão sendo realizados monitoramentos e reparação de danos nas estradas prejudicadas pelas chuvas. "No caso da duplicação da BR 343, que está sob responsabilidade do DER, houve uma pequena erosão no local da pista, mas nossa equipe agiu rapidamente e refez a pista. No local, também disponibilizamos uma equipe de "pare" e "siga", pois em um momento a pista apenas com uma via. Continuaremos de prontidão para recuperar vias e estradas se precisar", afirmou o diretor do DER, Castro Neto.

É necessário ainda que a população tome os cuidados necessários nesse período de chuvas. "Estamos orientando as pessoas para os possíveis riscos. No caso de fortes chuvas, o ideal é que evitem sair e dirigir, mas no caso de estarem com os veículos na estrada é essencial que diminuam a velocidade e afastem-se das poças de água. Todo cuidado é muito importante", destacou o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares.

Fonte: Com informações da CCOM