Mais de 500 famílias são afetadas por inundações e alagamentos no Piauí, aponta levantamento - Jornal da Ilha Grande Piauí

terça-feira, 9 de abril de 2019

Mais de 500 famílias são afetadas por inundações e alagamentos no Piauí, aponta levantamento



Mais de 500 famílias foram afetadas por inundações e alagamentos no Piauí, aponta levantamento feito pelo G1 nesta segunda-feira (8). De acordo com dados das prefeituras de Esperantina, Parnaíba, Luzilândia e Teresina pelo menos 580 famílias receberam atendimento em consequência do aumento do nível dos rios nessas cidades ou por conta do acúmulo de água da chuva.

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) registrou diminuição no nível dos rios em Teresina, mas com o aumento da vazão na barragem de Boa Esperança a expectativa é que o nível do Parnaíba suba. “Mas não vai subir a ponto de chegar à cota de alagamento, porque como o nível do Poti já diminuiu, o Parnaíba está escoando bem”, explicou engenheiro hidrólogo Cláudio Damasceno.

“Não temos dados sobre uma cota de inundação em Esperantina, mas o nível do Rio Parnaíba vai continuar subindo. Luzilândia continua com a cota de inundação, por exemplo. E em Parnaíba isso pode ocorrer também porque é esperada a chegada desse volume de água lá em alguns dias”, completou Cláudio Damasceno.

Segundo o engenheiro hidrólogo, se não houver precipitação nos próximos dias, a expectativa é que o nível do Parnaíba desça. “O Poti já desceu e deve chegar ao nível normal até esta terça-feira (9). Se não chover muito é esperado que o nível do Paranaíba também diminua, saindo da cota de inundação e voltando à normalidade”, informou.