Veja nomes dos secretários do governo Wellington Dias - Jornal da Ilha Grande Piauí

domingo, 28 de abril de 2019

Veja nomes dos secretários do governo Wellington Dias



A tendência é que o governador Wellington Dias (PT) promova poucas mudanças no secretariado atual. O que se pode observar nos bastidores, com base nos últimos entendimentos, é que as alterações atinjam no máximo 50% das pastas. Os cargos ditos de indicação pessoal do governador já estão praticamente com todos os nomes definidos. A predisposição de poucas alterações se configurou com base em um levantamento feito pelo GP1 nas últimas horas. A apuração aponta os nomes já escolhidos pelo governador e os cargos que ainda seguem em discussão.


Nomes e cargos definidos 


Secretaria da Fazenda – Rafael Fonteles (Cota do PT) 
Secretaria da Educação – Ellen Gera (Cota do PT) 
Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho – Zé Santana (Cota MDB) 
Secretaria de Infraestrutura – Janaína Marques (Cota do PTB) 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – (Cota do PTB, por meio do deputado Nerinho) Secretaria de Transportes – Guilhermano Pires (Cota do PP) 
Secretaria de Minas, Energia, Gás, Petróleo e Energia Renováveis - Liziê Coelho (Cota do MDB) 
Secretaria da Administração – Merlong Solano (Cota do PT) 
Secretaria de Planejamento – Antônio Neto (Cota do PT) 
Secretaria de Governo – Osmar Júnior (Cota do PCdoB) 
Secretaria das Cidades – Fábio Xavier (Cota do PR) 
Secretaria de Segurança Pública – Fábio Abreu (Cota do PR) 
Secretaria da Justiça – Carlos Edilson (Cota do PR) 
Secretaria de Defesa Civil – Hélio Isaías (Cota do PP, mas, por indicação pessoal de Wellington Dias) 
Secretaria de Agronegócios – Simone Pereira (Cota do PSD) 
Secretaria de Agricultura Familiar – Francisco Limma (Cota do PT) 
Departamento de Estradas de Rodagens (DER) – Castro Neto (Cota do MDB) Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) – Arão Lobão (Cota do PP) 
Coordenadoria de Combate às Drogas – Sâmio Falcão (Cota do PSD, por meio da vereadora Cida Santiago)
 Coordenadoria de Comunicação – João Rodrigues (Cota pessoal do governador) Cerimonial do Palácio do Karnak – Mara Beatriz Raulino 

Cargos a definir 

Secretaria da Saúde - Há cerca de seis dias a Sesapi estava colocado como certa na cota do PT, mas, são reais as chances de haver mudanças e a pasta passar para a lista do Progressistas do senador Ciro Nogueira. 


Fundação Hospitalar – Está na lista do MDB, com uma tendência forte de que o deputado Pablo Santos assuma o comando Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) – 
O cargo está sendo negociado para o MDB Secretaria de Turismo – Deve ficar sob o comando do PDT Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) – O espaço está na mira do PSD 
Na espera O PRTB do deputado estadual Fernando Monteiro, que atualmente indica o Idepi também aguarda um encontro com Wellington Dias para saber o que caberá ao partido. 
Mais ‘aliados’ O mesmo ocorre com os aliados que nas eleições de 2018 não estiveram na mesma coligação do governador. É o caso dos parlamentares estaduais Gessivaldo Isaías, do PRB, e de Oliveira Neto, do Cidadania 23, antigo PPS. Ambos esperam ser agraciados com algum espaço, mesmo que este seja do segundo escalão. 



FONTE: GP1