SUL DO PI SERÁ ABASTECIDO COM COMBUSTÍVEL MAIS BARATO - Jornal da Ilha Grande Piauí

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

SUL DO PI SERÁ ABASTECIDO COM COMBUSTÍVEL MAIS BARATO


A Petrobahia vai ampliar sua rede de combustível para a região Sul do Piauí, da divisa dos dois estados até a região de Uruçui, nos Cerrados piauienses, segundo o que informou o governador Wellington Dias. Com a proximidade da Bahia com o Sul do Piauí e redução dos gastos no transporte, o combustível pode ser oferecido com preços mais baixos.

Após reunião, no final de semana, no Palácio do Karnak, com o diretor da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, o governador Wellington Dias informou que a companhia está expandindo seus negócios pelo Sul do Piauí, como nos Parnaguá, Gilbués, São Raimundo Nonato, Avelino Lopes e com previsão para chegar a Uruçuí.
A professora Amanda Gondim, coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBQAV) e a pesquisadora Juliana Espada, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentaram, no final de semana, ao  governador Wellington Dias (PT), os resultados de uma pesquisa que aponta o cultivo do cártamo, uma planta que sobrevive no semiárido nordestino e tem capacidade de produzir biodiesel.
Hoje, a maior parte da energia consumida no mundo vem do petróleo, do carvão e do gás natural. Segundo as pesquisadoras, como estas fontes são limitadas e com previsão de esgotamento no futuro, então é necessário a busca por alternativas de energia.
Ascom
“Recebi as representantes da Petrobahia e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que apresentaram dois projetos na área de biocombustíveis desenvolvidos e há grandes possibilidades de que eles possam ser implantados no Piauí. Destaco a importância deles para o fomento da agricultura familiar e o desenvolvimento da região do semiárido, inserindo famílias na produção do óleo de cártamo.
O cártamo é uma planta da espécie Carthamus tinctorius, semelhante ao açafrão, sendo conhecido também como açafrão-bastardo, açafroa, açafrol, açafrão-agreste, açafrão-dos-tintureiros ou açafrão-bravo.
O cártamo é utilizado tanto na coloração e aromatização de alimentos e medicamentos e para fazer corantes amarelo e vermelho para tintura de tecidos. Além disso, o cártamo também possui diversos benefícios para a saúde, por isso, é comumente utilizado na forma de óleo extraído de suas sementes, ou do chá extraído de suas folhas.
Ascom
Quanto às formas de consumo, o óleo de cártamo é a forma mais conhecida, pois devido à presença de ômega 6, dizem as pesquisas que ele ajuda na queima de gordura e no processo de emagrecimento. Porém, há controvérsias, então é recomendado procurar um bom nutricionista para ajudar nessa questão.
Além do óleo, o chá de cártamo é bastante utilizado principalmente nas medicinas chinesa e ayurvédica, tanto no tratamento de doenças como no tratamento terapêutico. Essa prática vem sendo utilizada há muitos anos, mas não é tão difundida em nossa cultura ainda.
Fonte: Meio Norte