INMET ALERTA PARA MUITA CHUVA EM TODO O PIAUÍ ENTRE HOJE E AMANHÃ - Jornal da Ilha Grande Piauí

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

INMET ALERTA PARA MUITA CHUVA EM TODO O PIAUÍ ENTRE HOJE E AMANHÃ

Foto:Júnior Luz/Jornal da Ilha Grande - PI
Todo o estado do Piauí segue em alerta para temporais entre hoje, dia 8 de janeiro, e amanhã (quinta-feira), dia 9. O aviso meteorológico foi publicado pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), na manhã desta quarta-feira. De Norte a Sul, são grandes as possibilidades para chuvas intensas, variando entre 20 a 30 mm/h podendo chegar em alguns locais até 50 mm/h.
Além dos grandes volumes de chuva, também poderá haver ventos intensos com velocidades variando entre 40-60 km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os municípios de todas as regiões do estado (Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense) estão na área de temporais. Portanto, são grandes as possibilidades para chuvas fortes desde o litoral até o extremo-sul piauiense, incluindo a Grande Teresina.


O calor e a umidade presente na atmosfera e a influência da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical vão espalhar muitas nuvens carregadas sobre o centro-norte do Piauí. O alerta também é para temporais e mais uma vez volumes de chuva elevados.
O INMET faz as seguintes orientações para casos de chuvas fortes
  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).